Administração e Finanças

Administração e Finanças

MÓDULOS

 
 
 
 

Contabilidade Pública

Características:

A contabilidade Aplicada à Administração Pública tem como carro chefe a 4.320/64, que instituiu normas gerais de direitos financeiros para elaboração dos orçamentos e balanços do Órgão Público.Costumamos dizer que a Lei 4320/64 está para a Contabilidade aplicada à administração Pública como a Lei de Sociedade por Ações está para a Contabilidade aplicada à Atividade Empresarial. A Contabilidade Aplicada á Administração Pública registra a previsão da receita e fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária da receita e despesa, faz a comparação entre a previsão e realização das receitas e despesas, controla as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e obrigações, revela as variações patrimoniais e mostra o valor do patrimônio. Seguindo os dispositivos da Lei 4320/64 e as afirmações anteriores, podemos definir a Contabilidade pública como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações. Pela definição anterior deduzimos que a Contabilidade Pública está interessada também em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza orçamentária (Previsão da Receita, Fixação da Despesa, Empenhos, Pagamentos, etc;) ou sejam meramente administrativos (Contratos, Convênios, Avais, Fianças, etc;) representativos de valores potenciais que poderão afetar o Patrimônio (A – P = PL) no futuro.

Frota de Veículos

Características:

O Sistema de Frotas tem por finalidade o controle completo de todo e qualquer veículo/maquinário que pertença ao órgão publico. Busca cadastrar toda a frota pertencente a este órgão tendo como principal objetivo verificar gastos de cada veículo/maquinário, procurando controlar requisições de combustíveis e abastecimento, pneus, baterias, ordem de serviços (peças e serviços), manutenções corretivas e preventivas, vencimento de licenciamento, vencimento de habilitações de motoristas e lotação de veículos.

Patrimônio Público

Características:

O Sistema de Patrimônio tem por finalidade auxiliar o órgão público no controle a administração geral do Patrimônio. Tendo como principais controles: lotação, transferência, baixa, avaliação, garantia, seguro, histórico. Destaca-se, pela distinção de materiais permanentes e imóveis, pela manutenção do cadastro de bens patrimoniais permitindo sua vinculação às unidades administrativas, possui um editor para personalizar termos de responsabilidade, termos de baixa, termos. O sistema possibilita a contabilização dos dados patrimoniais através de relatórios com registro e saldos da movimentação patrimonial. Entre os recursos disponíveis, estão as facilidades no processo de reavaliação dos bens, as conversões de moeda e o estado do material.
Controla de forma histórica a situação dos bens, informa a localização exata do patrimônio, qual o seu responsável, a que grupo pertence, dados da aquisição (tipo, data, valor, fornecedor). Através de um processo de Inventário, pode-se fazer um levantamento da localização dos bens do patrimônio.

 
A Empresa

História
Equipe
Localização
Parceiros
Trabalhe Conosco

Soluções

Administração e Finanças
Arrecadação e Fiscalização
Ensino e Assistência Social
Material e Suprimentos
Recursos Humanos

Notícias

Artigos
Blog

Mais

Contato
Atendimento On-Line